Um encontro de gerações - A Youtuber mirim - Sofia Sales, 05 anos e a escritora Mônica Barcelos - Obra Mulher Coach
O Maior evento dedicado às letras na região central do Brasil, a BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA ocorreu entre 18 e 26 de agosto, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, acolheu mesas de debates, lançamentos de livros, encontros com escritores, apresentações artísticas, homenagens e uma grande diversidade de estandes de editoras e livrarias, apresentando lançamentos e títulos inéditos. O evento trouxe pela primeira vez ao Brasil autores como o premiado nigeriano Chigozie Obioma – do romance “Os Pescadores”, elogiado pela crítica literária como sendo “’O Caçador de Pipas’ africano” – e propor reflexões aprofundadas sobre o tema ‘Os outros somos nós”, que faz um convite a mergulhar nas experiências alheias para sentir suas dores e desejos. A 4ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA é uma realização da InterCult – Gestão e Produção Cultural, com direção geral de Suzzy Souza e curadoria dos jornalistas e escritores Sergio Leo e José Rezende Jr e da tradutora Lídia Luther.
Ao longo de nove dias, encontros e debates reunindo autores regionais e brasileiros de grande destaque na contemporaneidade e nomes relevantes da literatura internacional, discorreram sob os temas como as questões identitárias no século XXI - dando voz a escritas consideradas de minorias, como a literatura em Braille, negra, feminina, de periferia, indígena, a literatura nascida na internet, tradução e criação, estilos literários, fertilização/contaminação de gêneros e linguagens, vozes da África e da América Latina, vozes de migrantes, o passado como tema, o futuro das revistas literárias e muito mais. Um passeio pelos temas mais pungentes da cultura contemporânea no Brasil e no mundo que caracterizou o evento como um marco na participação de artistas e coletivos da cidade de Brasília e oportunidade de conexão entre encontros de gerações assim como ocorreu com a youtuber Sofia Sales e a escritora da Obra Mulher Coach Monica Barcelos (imagens da capa).
Encontro das escritoras da Obra Mulher Coach, Senhorinha Becio e Mônica Barcelos.
Livros sobre mulheres foram destaques na edição da 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura.
"A curadoria da 4ª BIENAL BRASIL DO LIVRO E DA LEITURA foi buscar inspiração no escritor Umberto Eco, para quem as redes sociais promoveram “o idiota da aldeia a portador da verdade”. Segundo Sergio Leo, o mal-estar da cultura contemporânea é geral: muitos falam e poucos entendem, as mudanças tecnológicas abalam certezas, mercados de trabalho e zonas de conforto, a desigualdade é crescente e o futuro é incerto. Mas, voltando novamente a Umberto Eco, há salvação: “o livro ainda é o meio ideal para aprender”, dizia o escritor italiano. “No fragmentado panorama da sociedade atual, os livros ainda nos permitem mergulhar na experiência alheia. A boa literatura nos permite descobrir a humanidade nos monstros e a monstruosidade nos heróis, ter empatia com o diferente e estranheza com o familiar. É ela que nos permite constatar, às vezes com espanto, que “os outros” somos nós”, diz o curador. É esta experiência que a BIENAL quer propiciar – o poder do encontro e da compreensão."
Fonte: http://bbll.com.br/a-bienal
__________________________
Por Mônica Barcelos - Veja mais imagens: https://www.instagram.com/blog.monicabarcelos/
Comments